Blog Beija Flor

RAÇÃO PARA GATOS: O QUE O SEU FELINO PODE OU NÃO COMER?

07/08/2018 por Administrador
Visualizacoes: 131

Para garantir que a alimentação do seu pet seja adequada, é necessário escolher uma ração de qualidade

Quando escolhemos ter um gatinho, existem muitos aspectos que devem ser levados em consideração: é importante ter tempo para dar atenção ao bichinho, ter um dinheiro de reserva para possíveis emergências, brincar, levar ao veterinário… Além disso, a alimentação é essencial. Mas como escolher uma ração para gato ideal?
Escolher uma boa ração pode não ser tão simples quanto parece. É possível encontrar uma grande variedade de ração para os felinos, o que pode deixar os donos de pets com muitas dúvidas sobre qual é a melhor opção.
Há muitas diferenças entre as rações para gato e, por isso, é importante entender o que cada opção tem para proporcionar para o seu pet.
São fatores que incluem desde ingredientes até o preço, passando por produção, problemas de saúde, variedade de nutrientes e muito mais.
Por isso, que tal conhecer um pouco mais sobre os tipos de rações disponíveis no mercado? Desta forma, você poderá entender qual é a melhor opção para o seu gatinho.
Além disso, confira nossas dicas sobre outros alimentos que seu gatinho pode – ou não – comer!

Ração premium

As rações premium têm ganhado cada vez espaço no mercado, pois trazem uma série de benefícios que justificam seu preço consideravelmente elevado, em comparação com as rações normais.
Normalmente, esse tipo de ração é formulada com mais proteínas de origem animal de qualidade elevada, incluindo carne de frango, ovelha ou peru.
A escolha desse tipo de nutriente faz com que o alimento apresente maior digestibilidade, auxiliando o animal a diminuir a quantidade de comida ingerida.
Apesar disso, rações premium também podem conter corantes, conservantes ou palatabilizantes – esse tipo de ingrediente não é natural e, em alguns casos, pode fazer mal ou até mesmo causar alergias em alguns gatinhos.

Ração super premium

Esse tipo de ração para gato é o de maior qualidade disponível hoje em dia no mercado. As rações super premium se assemelham a um tipo de alimentação mais natural quando comparamos níveis de nutrientes e qualidade dos ingredientes, por exemplo.
Rações super premium possuem formulações balanceadas e uma composição de nutrientes ideal para os gatos.
Esse tipo de alimentação conta com conservantes naturais e são feitas com 100% de proteína animal, garantindo melhor digestibilidade e absorção dos nutrientes pelo organismo do pet.
Também é uma boa opção para donos que querem diminuir o volume de comida que seus gatinhos comem – por serem mais concentradas, garantem saciedade mais rapidamente, evitando que o gato coma em maior quantidade.
É importante lembrar que tantos benefícios têm um efeito no preço deste tipo de alimentação: as rações super premium costumam ter um valor bem mais elevado que as outras opções disponíveis no mercado atualmente.

ação para gato normal

Esse tipo de ração é uma das mais comuns no mercado hoje em dia. Apesar de ser um tipo balanceado, a proteína utilizada em sua formulação costuma ser de qualidade inferior a outros tipos de ração.
Apesar de os gatinhos se acostumarem com facilidade a esse alimento, é possível que acabem comendo mais, já que a maior parte da proteína utilizada é de origem vegetal (como o milho e o sorgo), necessitando de maior volume, e isso pode acarretar em possíveis problemas de obesidade.
O grau de digestibilidade – fator que indica quão bem aquele alimento é digerido pelo corpo do animal – das rações normais também é menor, o que pode atrapalhar na absorção de nutrientes importantes que estão presentes na alimentação.
Rações normais também podem ter uma quantidade maior de corantes ou conservantes, o que pode não ser saudável para os gatinhos. Apesar disso, o preço desse tipo de ração costuma ser mais em conta.
Além desses tipos de rações, mais facilmente encontradas, há algumas opções indicadas para casos específicos, elaboradas de acordo com necessidades que os gatinhos possam apresentar no decorrer de suas vidas.
Lembre-se que, independentemente de possíveis necessidades que seu gatinho possa ter, é extremamente importante que um médico veterinário ajude a indicar qual é o tipo de ração mais indicada para o seu pet.

Ração light

Há alguns tipos de ração indicados para gatos que praticam pouco exercício e possam ter tendência à obesidade.
Sua formulação, rica em proteínas e restrita em calorias, ajuda a proporcionar mais saciedade ao passo em que auxilia na redução de peso de forma saudável.

Ração hipoalergênica

Muitos gatos podem apresentar problemas de respiração causados por alergia a determinadas substâncias – elas podem ser desde pulgas até medicamentos.
Porém, há casos de alergia por conta da alimentação. A ração hipoalergênica pode ajudar a solucionar este problema.
Além de possuir quase nenhum corante ou aditivo, a ração hipoalergênica não contém em sua formulação o tipo de proteína que causa a alergia – que pode variar de gato para gato.
Esse tipo de ração ajuda a evitar a proliferação da alergia, garantindo uma melhor qualidade de vida para o bichano.

Ração para saúde do trato urinário

Alguns gatos podem desenvolver problemas do trato urinário – pesquisas mais recentes afirmam que essa condição pode acometer 1% da população felina doméstica.
Para evitar que esse quadro se agrave, é importante garantir que seu gatinho esteja consumindo a ração ideal.
Rações específicas para tratar problemas renais contam com um equilíbrio correto de sais minerais, o que ajuda a controlar esse tipo de problema.