Blog Beija Flor

BOLA DE PELOS EM GATOS: O QUE SÃO E COMO ELIMINAR ESSE PROBLEMA?

23/01/2019 por Administrador
Visualizacoes: 32

Animais extremamente higiênicos, os gatos realizam sua limpeza pessoal usando a língua. Removendo a sujeira e os pelos mortos

O formato das papilas gustativas desses felinos funciona como um pente, desembaraçando e desembolando os pelos. O problema é que a pelagem acaba sendo engolida com frequência, e quando não são digeridos, formam uma bola de pelos em gatos.
Essas bolas de pelo são chamadas de tricobezoar. Além dos pelos, contêm saliva, secreções gástricas, restos de alimentos e podem levar os gatos a vômitos constantes. Neste artigo, vamos explicar melhor sobre a bola de pelos em gatos, suas consequências e como prevenir o problema. Continue lendo para cuidar melhor do seu bichano.

Quais os sintomas de bola de pelos em gatos?

A maioria dos gatos    tem grande propensão à formação de bola de pelos. Porém, os felinos conseguem eliminar, na maioria das vezes, por meio de vômito e fezes. O risco na saúde ocorre quando a pelagem se acumula em excesso no organismo do animal.
Em alguns casos, a bola de pelos pode passar pelo intestino e desregular o sistema digestivo. Ele pode ter diarreias ou prisão de ventre, e o grande agravante é de oclusão intestinal. Nesse caso, é necessário um procedimento cirúrgico para a remoção da pelagem acumulada.
Para saber se seu gato está passando pelo problema, fique atento aos seguintes sinais:
  • prisão de ventre ou diarreia;
  • falta de apetite;
  • vômitos mais de uma vez ao dia;
  • sinais de cansaço e apatia;
  • mudanças de comportamento.
mulher segurando um gato acima da cabeça e dando um beijo no seu focinho

Como prevenir o problema?

A melhor maneira de evitar que os gatos sofram com bolas de pelo é eliminar a pelagem morta. Para isso, escove ou penteie seu felino uma vez ao dia. Providencie um acessório apropriado para o seu bichano e aproveite o momento, que normalmente é muito apreciado pelos gatinhos.
Caso seu pet não goste, tente escovar enquanto ele está se alimentando. A escovação deve ser feita no sentido da cabeça para a cauda, por cerca de cinco minutos.
Também é importante manter as pulgas bem longe de seu gato. As picadas podem causar dermatite e aumentar a necessidade de o gato se lamber, agravando o quadro de bolas de pelo.
A hidratação do gato é também ponto importante para manter o intestino do animal funcionando bem. Deixe sempre água fresca disponível ou um bebedouro para gatos.

Qual o tratamento indicado?

O animal precisa eliminar os pelos. Você pode ajudar aumentando o consumo de fibras na alimentação. A melhor maneira de intervir na dieta é oferecendo uma ração que tenha propriedades nutricionais adequadas e seja enriquecida com fibras.
Os gatos também podem comer plantas e aumentar o fluxo gastrointestinal. Uma boa maneira de ajudá-lo é oferecer Grama Valeriana, Malta ou Nepeta Cataria, mais conhecida como erva do gato.
O mercado oferece petiscos e pastas que auxiliam na eliminação de bola de pelos em gatos. Esses produtos contam com óleos minerais ou outros ingredientes com poder laxativo para auxiliar na solução do problema.
É importante alertar que somente um médico veterinário poderá dizer qual a gravidade do quadro de saúde de seu animal. As bolas de pelos em gatos podem causar sérios problemas de saúde e até mesmo levar a óbito.