Blog Beija Flor

CASTRAÇÃO DE GATO: VEJA 6 RAZÕES PARA FAZER O PROCEDIMENTO!

14/02/2019 por Administrador
Visualizacoes: 61

Por que castrar gato? O que isso pode trazer de vantagens para ele e para o tutor?

Apesar de muitas pessoas ainda terem dúvidas sobre esterilizar ou não o seu felino, acredite: essa é a melhor medida a ser tomada.
Essa decisão traz muitos benefícios para a saúde de seu pet. Além de aumentar a expectativa de vida de seu felino, tendo em vista que pode prevenir algumas doenças, ainda evita a superpopulação e o abandono, infelizmente ainda bastante comuns.
Neste post abordamos as principais vantagens de castrar seu gato, livrando-o de muitos perigos e doenças. Continue a leitura e confira!

Como ocorre a castração de gato?

A castração é um procedimento cirúrgico sob anestesia. Nas fêmeas, retiram-se os ovários e o útero (ovariectomia); nos machos, são retirados os testículos (orquiectomia). Essa medida reduz as saídas dos gatos e faz com que eles fiquem mais caseiros, uma boa prática, uma vez que lugar de pet é dentro de casa e longe dos riscos que a rua oferece.

Quais os benefícios da castração?

castração de gato

1. Aumenta a expectativa de vida

O instinto de caça permanece em gatos castrados. Isso significa que os que têm liberdade de sair de casa, continuam saindo, mas com menor frequência. No entanto, recomendamos que os tutores os mantenham sempre em casa, visto que essas saídas podem provocar envenenamento, atropelamento, doenças e outros males.
Sendo assim, mantendo-se em casa, a expectativa de vida de seu felino aumenta consideravelmente. Afinal, você quer que seu pet fique o maior tempo possível da vida ao seu lado, certo?

2. Ajuda no controle populacional

Outro benefício muito importante que traz a castração de gato é o controle populacional da espécie. Ao permitir que seus gatos façam passeios diários, os tutores dão condições a eles de se reproduzirem.
Na maioria das vezes, os filhotes ficam abandonados, condição muito comum e muito triste para quem ama os animais. No caso de machos, você nem fica sabendo; se for fêmea, o tutor fica incumbido de doar a cria ou ficar com ela — o que certamente é um problema e tanto a ser resolvido.

3. Reduz os riscos de doenças graves

A castração evita o desenvolvimento de doenças, como o câncer de mama e de testículo. Nas fêmeas, também podem ocorrer as infecções uterinas. A castração contribui para a diminuição desses riscos.
Além disso, felinos não castrados estão mais propensos a adquirir doenças sexualmente transmissíveis, já que geralmente eles copulam com fêmeas ou machos abandonados. Vale ressaltar que a cópula só ocorre por instinto da perpetuação da espécie. Uma vez castrados, eles não têm mais essa necessidade.

4. Contribui para deixar os gatos mais tranquilos

Gatos castrados tendem a se tornar menos agressivos, mais caseiros e tranquilos, uma vez que desaparece a ansiedade causada por mudanças hormonais. Vale ressaltar que o instinto de caça permanece e, por isso, ele vai querer continuar com seus passeios.
5. Evita a demarcação de território
O gato macho não castrado demarca seu território, urinando em paredes e em vários locais da casa, prática que pode se tornar um transtorno para o tutor. A castração de gato pode diminuir este problema bastante comum, principalmente na fase reprodutiva do macho.

6. Impede o comportamento desagradável na fêmea no cio

A fêmea costuma apresentar um comportamento bastante desagradável durante o cio, que dura de 4 a 6 dias. As principais características são: a gata urina pela casa, anda de forma agachada, muda totalmente seu comportamento e muitas vezes emite miados altos, que podem incomodar. Após a remoção dos ovários, este comportamento não vai mais ocorrer.
Convenceu-se de que a castração de gato é a melhor alternativa? Agora que você já sabe por que castrar um gato, não adie mais essa decisão, certamente é o melhor a fazer pelo seu pet.