Blog Beija Flor

COMO FAZER A LIMPEZA DE DENTE DE CACHORRO? QUANDO CONSULTAR UM ODONTOLOGISTA VETERINÁRIO?

11/03/2019 por Administrador
Visualizacoes: 20

A higiene bucal melhora a qualidade de vida e mantém os pets mais saudáveis

Vacinar, vermifugar e dar banho são atividades rotineiras na vida de quem tem pet em casa. Mas, e os dentes?  Muita gente se pergunta se é preciso ou não fazer limpeza de dente de cachorro.
A resposta é simples: sim! Apesar de não estarmos acostumados com isso ou achar que é bobagem, de acordo com os especialistas, manter os dentes limpos é muito importante para a saúde do nosso amigo.

Por que escovar os dentes do meu pet?

Assim como acontece conosco, quando os cachorros se alimentam, restos de comida ficam depositados e vão se acumulando entre os dentes. É nessa região que milhares de bactérias adoram morar e se reproduzir.
Com isso, a probabilidade de surgir inflamações, perda de dentição, tártaro e uma série de infecções é grande se você não fizer a higienização adequada na boca do seu amigo. A frase “a saúde começa pela boca” é muito válida nesse caso.
Vários são os motivos para escovar os dentes do cachorro, mas o principal é a prevenção do tártaro. As bactérias que se acumulam na linha da gengiva formam depósitos macios que são conhecidos como placa.
Com o passar do tempo, essas placas se transformam em tártaros, que geram doenças periodontais.
cachorro preto com a língua de fora

Quando começar a limpeza de dente do meu cachorro?

Escovação é um hábito que deve começar desde cedo, quando seu pet ainda é filhote. Como filhotes adoram experimentar de tudo que pode e que não pode, essa é a fase ideal para começar o procedimento.
E se meu pet for adulto e nunca escovou os dentes? A tarefa é um pouco mais complicada, mas não impossível. Pode ser que ele estranhe um pouco no começo, mas quanto mais confiança você passar, mais ele vai aceitar.
Com paciência e amor, tudo vai se ajeitando! Reúna as ferramentas e mãos à obra! O ideal é você fazer a limpeza de dente em seu cachorro todos os dias. Mas, se isso não for possível, reserve, ao menos, alguns dias da semana para isso.
Se seu pet for de pequeno porte ou se tiver focinho largo e achatado, como é o caso de Pug e Bulldog, a escovação deve ser feita com mais frequência.

Quais são os materiais necessários para a escovação?

Os materiais básicos para a limpeza de dente de cachorro são os mesmos que os humanos utilizam: creme dental e escova. Mas, você deve usar os que foram fabricados exclusivamente para cachorros.
Creme dental. O creme dental próprio para cachorro é fabricado com componentes que, além de combater as bactérias, ajudam a soltar o tártaro dos dentes.
Há várias opções de marcas e sabores e isso facilita bastante na aceitação. Alguns sabores como o de carne, vão tornar a escovação tranquila para você e deliciosa para seu amigo.
Escova de dente ou dedeira. As duas são responsáveis pelo movimento mecânico de retirada das placas e eliminação dos restos de comida que ficam na boca.
As dedeiras são feitas de silicone e você coloca em seu dedo indicador para facilitar a escovação do seu amigo. As escovas são anatômicas, com cerdas bem macias e possuem um cabo longo para facilitar a movimentação.
Qual das duas escolher? A melhor escolha é a que for confortável para você e seu pet. Os dois devem estar seguros para que não haja estresse.

Como realizar a escovação no meu pet?

Com as ferramentas em mãos, escolha um horário tranquilo e um local que seja agradável para esse momento. Seu amigo deve estar relaxado.   Aplique o creme dental na escova ou na dedeira.
Massageie os dentes, a gengiva e o céu da boca com movimentos suaves, sem colocar muita força. Faça movimentos repetitivos, mas sem colocar força.
Depois de escovar os dentes, não é necessário enxaguar. O creme dental foi desenvolvido para esse fim e não requer uso de água.
mulher no parque abraçando o seu cachorro em meio as folhas secas no chão

E se meu cachorro estiver com tártaro?

A remoção de tártaros só pode ser realizada por especialistas porque o animal deve estar sedado.