TÁRTARO

12/08/2020 por Administrador
VOCÊ JÁ OBSERVOU COMO ESTÃO OS DENTES DO SEU PET?

TÁRTARO: um problema comum nos dentes de nossos bichinhos

A higiene bucal do seu animal de estimação é tão importante quanto os cuidados com vacinação ou consulta preventiva. Os problemas bucais representam um perigo à saúde, além de prejudicar o bem-estar de seu pet. Atualmente, um problema comum nos animais que recebemos é o cálculo dentário, também conhecido como tártaro.

Mas o que é tártaro?
Nada mais que um acúmulo de placas dentárias. Este acúmulo estimula a organização de bactérias que produzem toxinas causadoras da gengivite. A má escovação ou inexistência desta prática, faz com que as placas se acumulem e calcifiquem nos dentes do animal.

Riscos
O tártaro aparenta ser um simples problema, mas pode trazer riscos graves à saúde do seu pet. Quanto mais bactérias se acumulam, mais afetado serão os tecidos de suporte, ocasionando a perda dos dentes. Com a perda dos dentes a mastigação fica prejudicada e influencia negativamente a dieta do animal, além do risco de contaminação para o organismo, com possibilidade de atingir órgãos vitais como o coração e rins.

Tratamento
A prevenção é o melhor remédio para seu pet. Mas se está faltando tempo para a limpeza ideal, a Beija Flor oferece o tratamento completo contra tártaro. Após avaliação minuciosa feita por um veterinário, utilizamos equipamentos especializados na extração do problema. A limpeza é feita geralmente com anestesia. O processo de limpeza leva 40 minutos em média para ser completo. Após a limpeza, o animal é limpo e liberado para o período de recuperação. O retorno é marcado para 7 dias após a limpeza para avaliação e orientações.
Como alternativa e tratamento auxiliar, existem produtos no mercado pet que ajudam a prevenir e evitar o acúmulo da placa bacteriana e seu depósito na forma de tártaro. Esses produtos são misturados na ração e atuam na saliva do cachorro, fragilizando a barreira que as bactérias formam. Sempre consulte um veterinário de confiança antes de comprar qualquer produto.
recorra a uma consulta anual com o médico veterinário para que ele avalie a necessidade de fazer a limpeza de tártaro. Certamente em uma determinada época da sua vida será necessário realizar esse procedimento.