22 de julho de 2024
Tártaro em cães e gatos
Clínica Veterinária Beija Flor
O tártaro em cães e gatos é um problema comum que pode afetar a saúde bucal dos nossos peludos. Vamos entender o que é o tártaro, como prevenir e tratá-lo:
- O que é tártaro? O tártaro, também conhecido como cálculo dentário, é uma placa bacteriana que se forma nos dentes dos animais. Essa placa é composta por bactérias que se desenvolvem a partir de restos alimentares e, com o tempo, pode cobrir todo o dente. O tártaro está intimamente ligado à gengiva e pode levar à reabsorção das raízes dentárias, resultando na queda precoce dos dentes.
- Como evitar o tártaro? Embora seja difícil evitar completamente a formação da placa, algumas medidas podem minimizar o problema:
- Escove os dentes do seu pet regularmente com pasta e escova adequadas.
- Procure rações com grãos maiores para incentivar a mastigação.
- Opte dar mordedores naturais como cascos de boi, ajuda a remover tártaro e placa bacteriana, mantendo os dentes saudáveis.
- Solicite ao médico veterinário a inspeção bucal.
- Como tratar o tártaro? A remoção correta da placa bacteriana só pode ser feita por um veterinário. O procedimento é semelhante à limpeza que fazemos no dentista e requer anestesia para manter o animal imóvel durante a execução.
- Mau hálito e outros riscos: O tártaro não apenas causa mau hálito, mas também pode ser foco de infecção para todo o corpo.
É essencial fazer avaliações odontológicas regulares para garantir a saúde bucal e prolongar a vida do seu animalzinho.
Lembre-se que ele precisará passar por um procedimento anestésico. É ideal realizar os exames de sangue para ver se pet está apto para o procedimento.
TAGS